sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Semana da Consciência Negra desenvolve atividades em Jacuizinho para comemorar a data

 O 1º Encontro Regional de Comunidades Quilombolas aconteceu nesta quarta-feira (20), na localidade de Rincão dos Caixões, interior do município de Jacuizinho. A iniciativa da atividade foi da Cáritas Diocesana de Cruz Alta e teve o apoio da Cáritas da França,
Emater/RS e Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Cerca de 100 pessoas estiveram participando do evento, que reuniu as comunidades quilombolas de Arroio do Tigre, Jacuizinho e Salto do Jacuí. 
 

O encontro teve a participação de crianças e jovens
 
     A reitora da Unicruz, Elizabeth Fontoura Dorneles participou do encontro e falou sobre a “importância das pessoas refletirem sobre o Dia da Consciência Negra, no sentido de conservar as raízes desse povo que marca a história do nosso País com lutas e conquistas”. 

  Prefeito de Jacuizinho  e  Coordenador  Regional  da Sec.
Desenvolvimento  Rural Alto da Serra do Botucarai
estiveram presentes no encontro 
 
      O objetivo do encontro foi proporcionar momentos de reflexões e discussões em torno dos avanços e desafios que o povo negro enfrenta diariamente. A docente da Universidade de Cruz Alta, Janete Arciniegas, iniciou os trabalhos no turno da manhã, fazendo um resgate histórico do povo negro desde a época da escravidão. Ela também ressaltou o convívio social das pessoas que habitavam os quilombos, o uso da terra e a cultura da raça. 
 

Professora Janete  Arciniegas propôs reflexões para os participantes 
 
     No período da tarde foi realizado um passeio pelo local para mostrar a maneira como vivem as 12 famílias que integram a localidade. Alunos de escolas municipais e estaduais de Jacuizinho também visitaram o local para conhecer um pouco mais da história dos moradores e a cultura deles. A atividade integra a 9ª Semana da Consciência Negra promovida pela Unicruz. 
 
 
Núcleo Integrado de Comunicação
E-mail: jornalismo@unicruz.edu.br
Notícia publicada em 20/11/2013
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário