Objetivo do Núcleo

3.1 Objetivo Geral

Este Núcleo tem por objetivo geral desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em direitos humanos e cidadania, mediante o emprego de abordagem interdisciplinar do interesse da Universidade de Cruz Alta, da comunidade externa e de instituições parceiras.

3.2 Objetivos Específicos


Objetivo específico 1
I - Grupo Temático 01 – Diversidade Sexual, de Gênero e Étnica.

Promover o empoderamento da comunidade acadêmica e externa no que diz respeito à diversidade sexual, de gênero e étnica, tornando os sujeitos capazes de incidir politica e socialmente nos seus contextos, transformando a prática pedagógica e as políticas públicas, tendo em vista o reconhecimento da diversidade sexual e o combate ao sexismo, à homofobia e o preconceito étnico.
Objetivo específico 2
II – Grupo Temático 02 – Ética, Cidadania e Transparência

Sensibilizar e conscientizar a comunidade acadêmica e externa em relação à importância da efetivação e emancipação dos direitos do homem ligados à ética, cidadania e transparência.

Objetivo específico 3
III – Grupo Temático 03 – Diversidade Geracional.

Oferecer à comunidade acadêmica e externa – notadamente aos agentes sociais (conselheiros, educadores e assistentes sociais) – que atuam em espaços públicos e colaboram na construção das políticas públicas, voltadas às demandas etárias, formação específica sobre os direitos e legislação das diferentes gerações, para que os mesmos possam ter suas ações fundamentadas na reflexividade e respeito às pluralidades e diversidade.
Objetivo específico 4
IV – Grupo Temático 04 – Necessidades Especiais.

Proporcionar a reflexão, o debate, a fundamentação teórica, a ressigificação de concepções e a busca de alternativas práticas de inclusão social das pessoas com necessidades especiais, reconhecendo a legislação pertinente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário