Após criar o Fórum Permanente de Direitos Humanos e de sediar um encontro da Rede Interuniversitária de Conhecimento em Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional (Rede Cidir), realizadas na tarde de hoje (25) no Campus Universitário, o Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Universidade de Cruz Alta promoveu à noite a abertura oficial do XVI Seminário Internacional de Educação no Mercosul. O encontro se estende até quarta-feira (27) com dezenas de atividades voltadas para Direitos Humanos e Identidade, temas centrais desta edição. A palestra inaugural foi ministrada no Ginásio II pelo coordenador da Comissão de Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Carlos Cesar D’Elia.
D'Elia, que é doutorando em Sociologia Jurídica pela Universidade de Zaragoza (ESP), resgatou o histórico de grandes eventos que originaram as discussões sobre direitos humanos, como a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, escrita por Thomas Jefferson como forma de oficializar a separação do território norte-americano da jurisdição britânica. “Falar sobre direitos humanos pode levar muito tempo, pois temos aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais envolvidos, mas precisamos fazer um recorte da história para ver o quanto avançamos”, explicou o palestrante.
O Seminário Internacional tem sequência hoje (26), durante tarde e noite, com as salas temáticas do IV Curso de Práticas Socioculturais Interdisciplinares.
Disponível: http://unicruz.edu.br/seminario-no-mercosul-palestra-de-abertura-abordou-os-desafios-dos-direitos-humanos-no-seculo-xxi-n8762.html