terça-feira, 26 de agosto de 2014

SEMINÁRIO NO MERCOSUL - Evento inicia com lançamento do Fórum Permanente de Direitos Humanos

   http://www.unicruz.edu.br/site/fotos/12221.jpg
Pró-Reitora de Graduação da Unicruz destaca o compromisso da instituição
em discutir Direitos Humanos
     As atividades do XVI Seminário Internacional de Educação do Mercosul iniciaram na tarde de hoje com o lançamento do Fórum Permanente de Direitos Humanos, no Salão Nobre do Campus da Universidade de Cruz Alta. O Fórum é uma iniciativa do Núcleo de Ação em Pró-Direitos Humanos da Unicruz e visa  garantir um espaço de discussão, pesquisa e de formação entre a comunidade acadêmica, alunos, professores e colaboradores da universidade acerca de diferentes temáticas que envolvem os direitos humanos.
     Segundo a Pró-Reitora de Graduação da Unicruz, Profª Solange Billig Garcês, as propostas dos cursos de graduação da universidade visam formar profissionais críticos, éticos e humanos para uma sociedade mais justa e igualitária: “É um compromisso dos coordenadores dos cursos por esses princípios em prática”, afirma a pró-reitora.
     Entre as propostas do Fórum estão: o incentivo às ações nos cursos de graduação e pós-graduação que visem fomentar uma cultura de respeito às diferenças e construir uma sociedade mais justa e igualitária; construir uma consciência crítica e ética e fortalecer projetos e experiências desenvolvidas pela instituição que envolvam questões de direitos humanos.
     O calendário de atividades no segundo semestre de 2014 já está definido e começa amanhã (26), com a palestra "O Direito de aprender", com a Dr. Jaqueline Moll, dentro da programação do Seminário do Mercosul. O Fórum ainda terá ações permanentes, como encontros de formação continuada (criação de turmas na modalidade EAD para formação sobre Direitos Humanos), além de Grupos de Estudo em Direitos Humanos (grupo de estudos sistemáticos para discussão teórica e situações-problema em Direitos Humanos).
     Programação:
15/09 - Seminário: Palestras de convidados externos com conhecimentos na área de Direitos Humanos;
21/10 - Ciclo de Oficinas: realização de trabalhos com grupos a partir de situações cotidianas envolvendo diversas temáticas em Direitos Humanos (idosos, infância e adolescência, orientação sexual, gênero, necessidades especiais, relações étnico-raciais e privados de liberdade);
19/11 - Cine Debate: exibição de curta-metragens e discussões sobre o tema Direitos Humanos.


Disponível: http://unicruz.edu.br/seminario-no-mercosul-evento-inicia-com-lancamento-do-forum-permanente-de-direitos-humanos-n8759.html

Válido lembrar do planejamento das atividades pelo NAPDH:

Unicruz deve lançar Fórum Permanente de Direitos Humanos na próxima semana


Coordenadores de curso participaram de um encontro prévio

     A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de Cruz Alta realizou, na tarde do dia 14 de agosto, uma reunião preparatória com os coordenadores de curso para o lançamento do Fórum Permanente de Direitos Humanos. O Fórum será inaugurado durante o XVI Seminário Internacional de Educação no Mercosul, que acontece entre os dias 25 e 27 de agosto na Unicruz. O Fórum Permanente vem ao encontro das ações do Núcleo de Ação em Pró-Direitos Humanos (NAPDH) da Instituição, que já atua na inserção de pesquisas e debates sociais na comunidade acadêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário