terça-feira, 26 de agosto de 2014

SEMINÁRIO NO MERCOSUL - Palestra de abertura abordou os desafios dos Direitos Humanos no século XXI

Após criar o Fórum Permanente de Direitos Humanos e de sediar um encontro da Rede Interuniversitária de Conhecimento em Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional (Rede Cidir), realizadas na tarde de hoje (25) no Campus Universitário, o Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Universidade de Cruz Alta promoveu à noite a abertura oficial do XVI Seminário Internacional de Educação no Mercosul. O encontro se estende até quarta-feira (27) com dezenas de atividades voltadas para Direitos Humanos e Identidade, temas centrais desta edição. A palestra inaugural foi ministrada no Ginásio II pelo coordenador da Comissão de Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Carlos Cesar D’Elia.

Mesa de honra contou com presença de lideranças da Unicruz e de IES da Argentina
     D'Elia, que é doutorando em Sociologia Jurídica pela Universidade de Zaragoza (ESP), resgatou o histórico de grandes eventos que originaram as discussões sobre direitos humanos, como a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, escrita por Thomas Jefferson como forma de oficializar a separação do território norte-americano da jurisdição britânica. “Falar sobre direitos humanos pode levar muito tempo, pois temos aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais envolvidos, mas precisamos fazer um recorte da história para ver o quanto avançamos”, explicou o palestrante.

As professoras da Unicruz Janete Schubert e Solange Billig Garces foram mediadoras da palestra
     O Seminário Internacional tem sequência hoje (26), durante tarde e noite, com as salas temáticas do IV Curso de Práticas Socioculturais Interdisciplinares.

Disponível: http://unicruz.edu.br/seminario-no-mercosul-palestra-de-abertura-abordou-os-desafios-dos-direitos-humanos-no-seculo-xxi-n8762.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário