quinta-feira, 2 de outubro de 2014

FÓRUM DE DIREITOS HUMANOS - Roda de conversa promove diálogos interdisciplinares sobre o tema

http://www.unicruz.edu.br/site/fotos/12395.jpg    
Roda de conversa entre professores discute o caráter transversal dos direitos humanos


     O Fórum Permanente de Direitos Humanos da Universidade de Cruz Alta teve ontem (15) sua segunda atividade no semestre. Foi realizado no Salão Nobre do Campus o 1º Seminário de Direitos Humanos da instituição, com a participação do coordenador da Comissão de Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Carlos Cesar D’Elia.
     D’Elia, doutorando em Sociologia Jurídica pela Universidade de Zaragoza (ESP), comandou uma roda de conversa com professores da Unicruz, realizando uma discussão a respeito da importância do debate interdisciplinar dos direitos humanos: “Interferências nos direitos sociais afetam também direitos civis e políticos. Um exemplo dessa transversalidade é o conhecimento científico gera tecnologia, que por sua vez geram políticas”, explicou D’Elia.
     O palestrante também destacou o desafio do país em compreender plenamente os instrumentos internacionais de direitos, além de um envolvimento mais intenso das universidades, levando para o meio acadêmico um debate de questões fundamentais da sociedade contemporânea: racismo, homofobia, igualdade de gênero, liberdade religiosa, entre outros temas que estão em pauta na atualidade. “Na história do Brasil, as reações contrárias a essas questões sempre acontecem quando são realizadas ações em favor dos direitos fundamentais”, afirmou.
     O Fórum Permanente de Direitos Humanos é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação da Unicruz e tem o objetivo de garantir um espaço de discussão, pesquisa e formação na comunidade acadêmica sobre as diferentes temáticas que envolvem os direitos humanos. A próxima atividade será o Ciclo de Oficinas, no dia 21 de outubro.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário