sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Núcleo de Direitos Humanos promove ações para o fim da violência contra a mulher




O Núcleo de Ação em Pró-Direitos Humanos da Universidade de Cruz Alta  prepara para a próxima semana, atividades relacionadas ao ativismo pelo fim da violência contra a mulher. O objetivo é chamar a atenção para o tema, que a partir da convenção internacional do Pará, entende que a violência contra o sexo feminino inclui a violência física, psicológica e simbólica.
    Atualmente, há uma campanha mundial, os “16 dias de Ativismo”, que discute o assunto, período no qual diversas organizações promovem debates, oficinas e palestras chamando a atenção para este tema.
    No dia 25, segunda-feira, haverá uma exposição de um arquivo contendo vídeos, textos, dados estatísticos relativos à violência contra a mulher, bem como endereço de delegacias especializadas. A atividade acontece no hall de entrada do Prédio Central, no Campus Universitário, das 14h às 22h.
Histórico 
     Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership - CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres, iniciando a abertura da Campanha no dia 25 de novembro - dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres - e finalizando no dia 10 de dezembro - dia Internacional dos Direitos Humanos. Desse modo, a Campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos. 
Núcleo Integrado de Comunicação Notícia publicada em 18/11/2013
E-mail: jornalismo@unicruz.edu.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário